Buscar
  • Soluscommerces

Importância da paleta de cores em sua logomarca



As cores que vão ser utilizadas em sua logomarca deve ser escolhidas cuidadosamente, uma cor fora de contexto pode atrapalhar no processo de entendimento visual e afastar possíveis clientes.

Quando escolher uma cor deve se levar em conta:


- Qual é o meu segmento e meu produto?

- Quais sentimentos quero transmitir com minha logo?

- Com qual cor e variações de cor eu devo trabalhar


Para começar o processo de escolha da cor de sua logo, olhe para o seu produto ou serviço e veja quais são as cores predominantes, por exemplo um chocolate a cor predominante é marrom, em uma cervejaria é o amarelo, quando é serviço tente associar o que você oferece com algum objeto, tipo uma agencia de turismo com o planeta terra (associando que você pode visitar qualquer lugar do mundo) cuja as cores predominantes são azul e verde ou nutricionista com uma maçã (vermelho e verde), um simbolo de uma alimentação saudável. Não necessariamente você usará essas cores na sua arte final mas é um excelente ponto de partida.


Você definiu uma ou duas cores, você pode procurar combinações dessas cores ou outras opções usando uma ferramenta chamada Circulo Cromático, tradicionalmente ele é encontrado com 12 cores distribuídas em um circulo, como no exemplo abaixo:




Vamos pegar o exemplo da cor verde (central), utilizando o circulo cromático podemos escolher diversas combinações:


Cores próximas (análogas) , cores opostas (complementares), ou fazer formas geométricas dentro do circulo cromático são opções para se achar combinações e variações, dessa forma ampliamos o leque de cores utilizáveis e cabe a você escolher a que mais te agrada. Um site bom pra brincar com o circulo cromático de forma digital é o https://kuler.adobe.com/pt/


Você já definiu quais cores vão ser utilizadas, mas cuidado com a mensagem que essa cor passa. Toda cor tem uma psicologia e envolve sentimentos:


BRANCO: paz, frio.

PRETO: noite, luto e seriedade.

VERMELHO: amor, sangue, força e atenção.

LARANJA: alegria, por sol

AMARELO: alegria, calor, conforto

AZUL: tranquilidade, confiança.

ROXO: mistério ou luxo

MARROM:

CINZA: sabedoria, tristeza

VERDE: saudável, segurança, natureza ou vida

ROSA: afeto e delicadeza.

DOURADO: nobreza, seriedade, ouro, luxo.


Apenas na cor que você escolhe já mostra para o seu cliente o seu posicionamento como marca, uma cor vermelha em uma clinica odontológica por exemplo, é um ótimo exemplo de como não utilizar, pois o cliente automaticamente está associando o seu serviço com algo doloroso.

723 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo