As cores que vão ser utilizadas em sua logomarca deve ser escolhidas cuidadosamente, uma cor fora de contexto pode atrapalhar no processo de entendimento visual e afastar possíveis clientes.
Quando escolher uma cor deve se levar em conta:
- Qual é o meu segmento e meu produto?
- Quais sentimentos quero transmitir com minha logo?
- Com qual cor e variações de cor eu devo trabalhar
Para começar o processo de escolha da cor de sua logo, olhe para o seu produto ou serviço e veja quais são as cores predominantes, por exemplo um chocolate a cor predominante é marrom, em uma cervejaria é o amarelo, quando é serviço tente associar o que você oferece com algum objeto, tipo uma agencia de turismo com o planeta terra (associando que você pode visitar qualquer lugar do mundo) cuja as cores predominantes são azul e verde ou nutricionista com uma maçã (vermelho e verde), um simbolo de uma alimentação saudável. Não necessariamente você usará essas cores na sua arte final mas é um excelente ponto de partida.
Você definiu uma ou duas cores, você pode procurar combinações dessas cores ou outras opções usando uma ferramenta chamada Circulo Cromático, tradicionalmente ele é encontrado com 12 cores distribuídas em um circulo, como no exemplo abaixo:
Vamos pegar o exemplo da cor verde (central), utilizando o circulo cromático podemos escolher diversas combinações:
Cores próximas (análogas) , cores opostas (complementares), ou fazer formas geométricas dentro do circulo cromático são opções para se achar combinações e variações, dessa forma ampliamos o leque de cores utilizáveis e cabe a você escolher a que mais te agrada. Um site bom pra brincar com o circulo cromático de forma digital é o https://kuler.adobe.com/pt/
Você já definiu quais cores vão ser utilizadas, mas cuidado com a mensagem que essa cor passa. Toda cor tem uma psicologia e envolve sentimentos:
BRANCO: paz, frio.
PRETO: noite, luto e seriedade.
VERMELHO: amor, sangue, força e atenção.
LARANJA: alegria, por sol
AMARELO: alegria, calor, conforto
AZUL: tranquilidade, confiança.
ROXO: mistério ou luxo
MARROM:
CINZA: sabedoria, tristeza
VERDE: saudável, segurança, natureza ou vida
ROSA: afeto e delicadeza.
DOURADO: nobreza, seriedade, ouro, luxo.
Apenas na cor que você escolhe já mostra para o seu cliente o seu posicionamento como marca, uma cor vermelha em uma clinica odontológica por exemplo, é um ótimo exemplo de como não utilizar, pois o cliente automaticamente está associando o seu serviço com algo doloroso.